Saúde lança campanha de Carnaval e intensifica prevenção às infecções sexualmente transmissíveis em Oeiras

“Um carnaval sem preocupação tem sempre camisinha à mão”. Esse é o tema da campanha de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) desenvolvida, em Oeiras, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado – CTA/SAE.  Lançada nesta quarta-feira, 27, a campanha dá continuidade à nova abordagem adotada pelo Ministério da Saúde, intitulada Prevenção Combinada, que visa fortalecer as diversas formas de prevenção às ISTs, como o HIV/Aids, junto ao público jovem.

A campanha mira, principalmente, os homens de 15 a 39 anos, tendo em vista a alta taxa de detecção do vírus entre o público masculino. “A campanha busca chamar a atenção do folião para a conscientização do uso do preservativo. Reforçamos a importância de fazermos essa divulgação, no sentido de que a população nos ajude a ser um multiplicador das informações, como forma de intensificar cada vez a importância do uso do preservativo. A preservação deve acontecer durante todo o ano e está nos trabalhos de rotina da Secretaria Municipal de Saúde. Mas nesse período de Carnaval temos comprovado que casos de HIV/Aids, Sífilis, Hepatite B e C tornam-se crescentes e, por isso, procuramos massificar, utilizando todos os meios de comunicação, todas as formas para que essas informações possam chegar à população”, argumenta Auridene Freitas, secretária municipal de Saúde.

Na oportunidade, foram repassadas informações sobre a prevenção das ISTs e entregues lotes de preservativos e gel lubrificante aos representantes de blocos carnavalescos. Auridene Freitas frisou que os preservativos estão disponíveis gratuitamente no CTA/SAE, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) urbanas e rurais e, durante o período de Carnaval, também serão distribuídos através de ações específicas desenvolvidas pela Semusa.

CTA/SAE de Oeiras já detectou 05 casos de HIV/Aids em 2019

Atualmente o CTA/SAE, atende 86 usuários em tratamento para HIV, sendo 56 do município de Oeiras e 32 usuários pertencentes a outros municípios do Território Vale do Canindé. Com quase três anos de funcionamento, o serviço já detectou 31 novos casos da síndrome em Oeiras – 14 em 2017, 14 em 2018 e 05 casos em 2019 (registrados até fevereiro).

Em 2018, o CTA/SAE realizou 1.289 testes-rápidos para HIV, 777 Testes-Rápidos para Hepatite B, 777 Testes-Rápidos para Hepatite C e 1.289 para Sífilis. O Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado – CTA/SAE de Oeiras funciona de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, das 07:30h às 17:30h.

Confira a programação da campanha:

Dia 27/02 (Quarta-Feira) – 08:00H

Divulgação em Rádios e Sites Locais (Coletiva de Imprensa).

Objetivo: Informar à população sobre os métodos preventivos contra as IST’s.

Entrega de preservativos para representantes de blocos carnavalescos.

Objetivo: Prevenir as IST’s.

Dia 27/02 (Quarta-Feira) – 13:30H

Realização de Testes-Rápidos e distribuição de preservativos e material informativo nas casas de prostituição.

Dia 28/02 (Quinta-Feira) – 08:00H

Realização de Testes-Rápidos e distribuição de preservativos e material informativo na Praça Costa Alvarenga;

Dia 01/03 (Sexta-Feira) – 08:00H

MANHÃ – Bloco Loucos por folia saindo do CAPS e percorrendo o centro da cidade, com distribuição de preservativos e material informativo;

NOITE – Blitz Informativo, em parceria com a Secretaria da Juventude na Concentração do Corso, na Praça do Estádio Gerson Campos, realizando entrega de preservativos e material informativo.

  • Durante a semana, as UBS das zonas urbana e rural serão abastecidas com preservativos (masculino e feminino) e gel lubrificante para serem distribuídos aos usuários.

 

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *